Nós Jovens

quarta-feira, março 21, 2007

Resposta às tuas dúvidas...

"OLA. HÁ ALGUNS MESES QUE TODOS OS DIAS LARGO UM LIQUIDO BRANCO, PEGAJOSO PELA VAGINA. POR VEZES, VISTO A ROUPA, E CINCO MINUTOS DEPOIS JA TENHO UMA MANCHA NA ROUPA INTERIOR. O QUE SERÁ ISTO?NAO SEI SE ME PODEM INFORMAR, MAS FICAREI À ESPERA."

As alterações que sentimos no nosso corpo nem sempre são sinais de que algo está mal. No entanto podem significar alguma infecção ou problema e, como tal, devemos sempre consultar um médico, para que possa fazer um correcto diagnóstico, em função da tua idade e das tuas características.

Desta forma, o melhor será recorreres ao teu médico de família ou a um ginecologista.

No Centro de Saúde de S. João da Madeira existe uma consulta para adolescentes todas as 2as feiras à tarde, com a Dra. Manuela Messias, mas podes dirigir-te lá todos os dias das 9h às 17h, excepto à 5ª feira à tarde, para falar com a Enfermeira Susana.

A Equipa

"Ola. Tenho 16 anos e comecei a ter relaçoes sexuais há relativamente pouco tempo. Gostava de saber se preciso de ir a algum doutor para ele ver se tenho algum problema (como planeamento familiar ou parecido)."

Sempre que planeamos iniciar a nossa vida sexual há sempre vários aspectos que devemos ter em conta, entre os quais, a contracepção.

Para clarificares as tuas dúvidas deves dirigir-se ao Centro de Saúde ou Centro de Atendimento a Jovens (CAJ) da tua área de residência, à consulta de Planeamento Familiar.

Em S. João da Madeira esta consulta é às 2as feiras à tarde no Centro de Saúde.
Temos publicado no blog um texto que poderá ter interesse para ti, entitulado "Sobre a primeira relação sexual..."
A Equipa

1 Comentários:

  • Às 7:06 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

    Na escola falaram-me sobre período-janela. Sei que é relacionado com a SIDA, mas podiam-me dizer o que é?
    Parabéns pelo vosso blog, é muito util para todos!

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial