Sobre a primeira relação sexual...

O Blog do Nós Jovens pretende ser um espaço aberto e interactivo, promovendo o debate sobre os temas da sexualidade, DST’s e substâncias e, consequentemente, esclarecer todas as dúvidas. As questões, anónimas ou identificadas, poderão ser colocadas nas caixas de comentários ou enviadas para o e-mail do projecto.
Num dos comentários, perguntava-se se não são os rapazes que estão sempre preparados para dar um passo seguinte numa relação, isto é, ter relações sexuais.
A virgindade é uma questão que preocupa muitos jovens de ambos os sexos, uns porque são virgens e outros porque o não são.
Começar a ter relações sexuais não é uma decisão fácil; tem de se pensar num monte de coisas. É uma nova etapa da vida.
É muito bom ter relações sexuais; leva-nos a novas descobertas, tanto sobre nós como sobre os outros, aumenta a intimidade e a cumplicidade entre o casal.
Mas também é um momento que levanta outras questões sobre as quais precisamos de pensar antes de tomarmos a nossa decisão. Será que estou preparado/preparada? Como fazer para não apanhar SIDA? Para não engravidar? Será que é esta a pessoa certa? O que é que os meus amigos vão dizer? E se os meus pais descobrirem?
O importante é estar seguro sobre a opção de iniciar uma vida sexual activa; é saber o por quê, como e com quem se quer ter a primeira relação sexual. Que os dois possam conversar, respeitando os sentimentos e inseguranças do outro. Que a decisão não seja tomada sob pressão, por medo de perder a namorada/o ou de lhe agradar.
Como tal, não existe uma idade correcta para se iniciar a vida sexual nem esta é uma decisão determinada pelo sexo da pessoa.
A Equipa Técnica